O Dia do Aparecimento de Srila Bhakti Vijnana Bharati Gosvami Maharaja

Hera Pancami
18 de julho de 2018
Todos Vocês São Meus Gurus
22 de julho de 2018

O Dia do Aparecimento de Srila Bhakti Vijnana Bharati Gosvami Maharaja

Dandavat Pranamas! Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gauranga! Em 2018, no dia 22 de julho, celebramos o auspicioso dia do Vyasa-puja, o aniversário de aparecimento de Srila Bhakti Vijnana Bharati Mahraja, grande mestre espiritual da Sri Caitanya Gaudiya Matha e propagador de Visuddha Caitanya-vani, os ensinamentos puros de Sri Caitanya Mahaprabhu. Em homenagem a esse dia, estamos enviando uma breve biografia deste grande santo Vaisnava.

Srila Bhakti Vijnana Bharati Gosvami Maharaja em seu Vysa-puja de 2017, em Jagannatha puri, na Índia

Breve Biografia de Śrī Śrīmad Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja

Śrī Śrīmad Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja fez seu aparecimento divino neste mundo em uma família de brāhmaṇas do gotra Cakravartī, de Bharadvāja, no auspicioso dia de Śayana Ekādaśī, em 21 de julho de 1926, no vilarejo de Sītā-Rāmapura em Bankurā, na Bengala Ocidental.
Durante sua infância, os discípulos de Śrī Śrīmad Bhakti Vicāra Yāyāvara Gosvāmī Mahārāja que residiam na Śrī Śyāmānanda Gauḍīya Maṭha, de Medinīpura, frequentemente visitavam sua casa, durante suas coletas rotineiras de donativos. Encorajado por estes devotos, Śrīla Bhārati Mahārāja passou a visitar regularmente a maṭha deles para ter o darśana de Śrī Guru-Gaurāṅga & Śrī Śrī Rādhā-Śyāmasundara-jī e ouvir as aulas do Śrīmad-Bhāgavatam.

Foi lá que encontrou Śrī Śrīmad Bhakti Dayita Mādhava Gosvāmī Mahārāja, um dos discípulos proeminentes de Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura, durante uma das muitas visitas de Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja a Śrī Śyāmānanda Gauḍīya Maṭha.

Após desenvolver um relacionamento próximo e afetuoso com Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja, no transcorrer de muitos anos, Śrīla Bhārati Mahārāja acabou deixando sua casa em 1955 e, completamente rendido ao serviço de Śrī Hari, guru e Vaiṣṇavas, passou a residir na nova Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha, em Calcutá. Neste mesmo ano, Śrīla Mahārāja recebeu harīnāma e dīkṣā no Śayana Ekādaśī, junto com seu novo nome, Śrī Narottama dāsa.

Durante sua estadia na maṭha, Śrī Narottama Prabhu recebeu a oportunidade de servir intimamente a muitos irmãos espirituais de seu Guru Mahārāja. Como resultado deste serviço, recebeu a afeição deles e suas profusas bênçãos para compreender e realizar as verdades profundas do Gauḍīya Vaiṣṇava siddhānta. Vendo a dedicação unidirecionada de Śrī Narottama Prabhu ao serviço de śrī guru, Vaiṣṇavas e Bhagavān, Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja concedeu-lhe a ordem de vida renunciada (sannyāsa) em 1969, ocasião na qual ele recebeu o nome Śrī Bhakti Vijñāna Bhāratī.

Tendo profunda confiança nas habilidades de Śrīla Bhāratī Mahārāja, Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja confiou-lhe muitas tarefas importantes—tais como administrar os parikramās da maṭha em Vraja-maṇḍala e Navadvīpa-dhāma, acompanhar peregrinos ao norte e sul da Índia, organizar pradarśanīs (exibições audio-visuais), pregar em muitos locais da Índia e supervisionar a construção da maioria dos templos da Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha. Mais tarde, apontou-o como o Assistente Secretário da Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha, e deu-lhe o título de ‘Sevā-vigraha,’ juntamente com o certificado que o descreve como anālasya (nunca preguiçoso) e sadā-satarka (sempre alerta).

Após o desaparecimento visual de seu paramārādhyatama Guru Mahārāja deste mundo, Śrīla Bhāratī Gosvāmī Mahārāja serviu incansavelmente a Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha como secretário, por aproximadamente vinte e cinco anos.
Śrīla Bhāratī Gosvāmī Mahārāja é renomado na comunidade Sarasvata Gauḍīya Vaiṣṇava por sua contribuição no sampradāyika-sevā de traduzir, do Bengali para o Hindi, o Śrī Caitanya-bhāgavata de Śrīla Vṛndāvana dāsa Ṭhākura, com o comentário de Śrī Śrīmad Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura Prabhupāda, tal como o Śrī Caitanya-caritāmṛta de Śrīla Kṛṣṇadāsa Kavirāja Gosvāmī com os comentários de Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura e Śrīla Prabhupāda.

Através de seu exemplo e conduta impecáveis, Śrīla Bhāratī Gosvāmī Mahārāja ensinou todos aqueles que foram abençoados com sua associação que o não-sectarismo, serviço e glorificação aos Vaiṣṇavas são as coisas mais valiosas para aqueles que desejam avançar na vida espiritual, e que servir e glorificar aos Vaiṣṇavas é mais importante que servir e glorificar o próprio Senhor Supremo Śrī Kṛṣṇa. Ele é especialmente famoso por seu conhecimento enciclopédico da história da Gauḍīya Maṭha e sua fé firme em vaiṣṇava-sevā.
Sendo um Vaiṣṇava imponente e bem respeitado, suas instruções e guia são buscados não apenas por praticantes comuns de bhakti-yoga, mas também por Vaiṣṇavas sêniores.

Mesmo em idade avançada, Śrīla Bhāratī Gosvāmī Mahārāja continua viajando e pregando o viśuddha caitanya-vāṇī—os ensinamentos supremamente puros de Śrī Caitanya Mahāprabhu—sem nenhuma preocupação ou reclamação acerca de dificuldades, sejam elas físicas ou de qualquer outra ordem. Por meio de sua compaixão sem fim, Śrīla Bhāratī Mahārāja abençoa a todos os praticantes sinceros que buscam sua associação, marcando seus corações com as impressões adquiridas somente pela associação de um sādhu autêntico.

Publicado em inglês no livro “Viśuddha Caitanya-vāṇī”, 2016.