Srila Prabodhananda Sarasvati Thakura

O Verdadeiro Significado de Sri Vyasa-Puja
27 de julho de 2018
O Dia do Desaparecimento de Srila Gopal Bhatta Gosvami
4 de agosto de 2018

Srila Prabodhananda Sarasvati Thakura

Uma Breve Biografia de Srila Prabodhananda Sarasvati Thakura
 Por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

Samadhi e Bhajana Kutir de Śrīla Prabodhānanda Sarasvatī

Sri Prabodhananda Sarasvati é o autor dos livros sagrados Radha-rasa-sudha-nidhi, Vṛndāvana-mahimāmṛta, Sri Caitanya-candrāmṛta, Sangita-madhava e outros importantes livros sobre Bhakti (devoção). Em sua juventude, Prabodhananda Sarasvati era um residente de Sri Rangam e um devoto de Sri Laksmi-Narayana. Ele é o tio paterno e mestre espiritual do famoso Sri Gopala Bhatta Gosvami. No entanto, pela misericórdia de Sriman Mahaprabhu, ele ficou inebriado com a rasa (doçura) do Casal Divino Sri Radha Krsna.

Pouco depois de Sriman Mahaprabhu deixar Sri Rangam, ele foi para Vrindavana para praticar bhajana (prática espiritual). Ele também viveu em Kamyavana por algum tempo. No final de sua vida, ele entrou em samadhi (passatempos imanifestos) aqui em Vrindavana enquanto praticava bhajana. Nos passatempos de Krsna ele é Tungavidya sakhi.

Hoje em dia, algumas pessoas dizem que Prabodhananda Sarasvatī e o advaitavādī Prakasananda Sarasvatī de Kasi são a mesma pessoa. Isso é totalmente falso em todos os aspectos. Como é possível para a mesma pessoa primeiro ser o devoto Prabodhananda Sarasvati, em seguida, o impersonalista Prakasananda e, e depois, o mesmo Prabodhananda Sarasvatī novamente? Esta doutrina moderna é uma especulação espantosa advinda da ignorância, que foi completamente refutada pelos ācāryas Sri Gaudiya Vaiṣṇavas.

Retirado do livro Vrindavana Parikrama

___________________________________________________________

Prabhodananda Sarasvati tinha o conhecimento acerca de todos os Vedas, Upanisads, Vedanta-sutras, e especialmente do Srimad- Bhagavatam, além de ter escrito muitos livros. Além disso, Caitanya Mahaprabhu tinha feito dele um grande rasika Vaisnava (uma alma auto-realizada nas doçuras transcendentais de Sri Sri Radha Krsna), sendo capaz de escrever livros, tais como “Sri Radha-rasa-sudhanidhi”, a joia suprema dentre as escrituras.

O livro “Radha-rasa-sudhanidhi” é bastante rasika com relação as doçuras de madhurya-rasa (humor de amantes), no qual Prabhodananda Sarasvati ora a Radhika se referindo a Ela como a mestra de Krsna.

Krsna sempre quer servir Srimati Radhika e Prabhodananda Sarasvati também implora para ser Sua dasi (serva). Este é o tópico mais elevado dos Gaudiya Vaisnavas. Srila Rupa Gosvami, Srila Raghunatha dasa Gosvami e Srila Gopala Bhatta aderiram a este ponto de vista: “Radha- dasi” e nada além disso. Eles querem que Krsna sirva Srimati Radhika.

Nós vemos na rasa-lila (dança das doçuras transcendentais) em Vrindavana, que as gopis estão sempre chorando, rolando sobre a terra em busca de Krsna: “Oh Krsna, Krsna, onde está você? Sem você nós morreremos.” Por outro lado, Prabhodananda Sarasvati escreveu no Radha-rasa-sudhanidhi: “Por que as gopis choram e se lamentam por Krsna? É Krsna quem deve chorar, rolar na terra e se lamentar: ‘Oh Radhika, onde está você? Estou morrendo sem você.’ Krsna deve procurar aqui e acolá, em todos os bosques e montanhas. Ele deve desejar encontra-se com Radhika e aceitar a poeira dos Seus pés.” Este é o mais elevado tópico dado pelos nossos Gosvamis em seus livros, especialmente no Caitanya-caritamrta.

Gopal Bhatta aprendeu todos esses tópicos de Prabhodananda Sarasvati e portanto, Ele é o seu guru-pada-padma. Não podemos imaginar a beleza dos ensinamentos rasika (supremamente doces) e bhavuka (pleno de emoções transcendentais) que Gopal Bhatta Gosvami recebeu do seu guru.

Após o desaparecimento de Venkata Bhatta, Prabhodananda Sarasvati deixou sua casa e foi para Vrindavana. Ele vivia em Kamyavana e perambulava pelas doze florestas de Vrindavana em um profundo humor de separação, clamando: “Oh, onde está Srimati Radhika? Lalita, Visakha, onde estão vocês?” Ele estava sempre chorando e rolando na terra.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

Retirado de Bhakti Yoga Pura
Foto: Samadhi de Srila Prabhodananda Sarasvati Thakura em Vrindavana