As Glórias de Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja

Kartika: Um Voto para Satisfazer Sri Radha
23 de outubro de 2018
O Primeiro Dia de Kartika
24 de outubro de 2018

As Glórias de Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja

Dandavat Pranamas! Hoje celebramos o auspicioso Tirobhava-Mahotsava, o Festival de aniversário do 50 desaparecimento de Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, o mestre espiritual do nosso Srila Gurudeva e sanyasa-guru de Srila Prabhupada, considerado o leão da devoção!

SUA MELHOR QUALIDADE É GURU-NISTHA: FÉ INABALÁVEL E LEALDADE AO SEU GURU

Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja

Meu Gurudeva, Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja costumava dizer: “Onde eu estava? Eu estava me afogando em maya (energia ilusória), no ciclo de repetidos nascimentos e mortes. Mas Prabhupada, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, foi tão misericordioso! Ele me puxou pela sikha e me engajou em seu serviço.”

Então, quem sou eu? Eu nasci em Bihar, o local do demônio Jarasandha. Até mesmo os Pandavas nunca viajaram para lá, um lugar tão infeliz. Mas meu Gurudeva foi tão misericordioso. Ele me trouxe para cá e me engajou totalmente em seu serviço.

Por ter servido a ele, recebi muitas oportunidades para ouvir os passatempos de Sri Sri Radha e Krishna. Especialmente, pude ouvir as glórias de Srimati Radhika – e pela misericórdia de meu Gurudeva pude compreender algo de Suas glórias. É somente por sua misericórdia que as pessoas de todo o mundo agora ouvem o meu hari-katha (palestras sobre Bhakti) e, onde quer que eu viaje no mundo, elas me oferecem muito respeito. É somente por sua misericórdia que eu também recebi a misericórdia de todos os associados de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Eu sou muito, muito feliz, e minha boa fortuna tem apenas uma causa: o serviço que realizei para o meu Gurudeva.

Embora meu Gurudeva tenha qualidades transcendentais ilimitadas, sua maravilhosa especialidade, sua melhor qualidade é sua guru-nistha sem precedentes: fé inabalável e lealdade ao seu Guru. Tal fé e lealdade é a espinha dorsal de Bhakti (devoção). A menos que alguém tenha fé em seu próprio mestre espiritual, não se pode sequer pensar em obter Bhakti. Podíamos contemplar a guru-nistha do nosso Gurudeva, especialmente no lugar de samadhi do seu Guru Maharaja, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada, em Mayapura-dhama. Diante do samadhi de Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada, ele não era capaz de completar a palavra e proferir o nome “Prabhu-pada”. Sua voz embargava e, chorando copiosamente, ele não conseguia falar. Naquela época, ele indicava a nós: “Oh, vocês podem falar algo”.

Meu Gurudeva realizou todos os desejos sinceros de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada. Ele derrotava totalmente todos aqueles que eram contra Srila Prabhupada e suddha-bhakti (devoção pura a Sri Krsna). Certa vez, durante o Sri Navadvipa parikrama, a peregrinação em Navadvipa, o parikrama de Srila Prabhupada chegou em Paramatala, em Navadvipa. Todos os sahajiyas e smarta-brahmanas ficaram muito perturbados com sua forte pregação, e eles foram até lá para matar ou pelo menos ferir os Vaisnavas.

Naquela época, meu Gurudeva Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja levou seu Gurudeva Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada para um lugar isolado e lhe deu sua própria roupa branca de brahmacari (estudante celibatário). Ele pegou a roupa açafrão de sannyasa do seu Guru Maharaja, e ao trocarem de roupa, seu Gurudeva voltou secretamente para a Matha (templo) enquanto ele permaneceu lá arriscando sua própria vida por seu guru, até ser resgatado pela polícia.

Todos os discípulos de Srila Prabhupada que estavam presentes correram para proteger suas vidas, mas meu Gurudeva mostrou seu apego sem precedentes, fé e lealdade ao seu Guru, arriscando sua própria vida para salvá-lo. Ele costumava dizer: “Devemos ter a determinação de que “eu realizarei o mano-bhistha, os desejos mais íntimos e sinceros do meu Gurudeva, o nosso Bhaktisiddhanta Prabhupada”.

Por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

Todas as glórias a Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja!