Rāmacandra Vijayotsava

Calendário Vaisnava- Outubro de 2018
4 de outubro de 2018
As Glórias de Srila Madhvacarya
19 de outubro de 2018

Rāmacandra Vijayotsava

Dandavat Pranamas! Hoje, dia 19 de outubro, é comemorado o auspicioso Rāmacandra Vijayotsava, o dia em que o Senhor Ramacandra, o rei do dharma e da retidão, mata o poderoso demônio Ravana! Logo após será o festival de Dīpāvalī celebrado para comemorar sua chegada auspiciosa em Ayodhyā. Esse grande festival tem como significado a vitória da luz contra as sombras ou da devoção pura contra a energia ilusória, causa do nosso aprisionamento material. Jay Sri Rama! Jay Sita Rama!
 
UMA LIÇÃO PARA OS MATERIALISTAS
Por Srila Prabhupada
 
Ravana era um estudioso muito erudito do conhecimento védico, filho de um brahmana e muito poderoso do ponto de vista material. Todos os bons atributos estavam presentes nele, mas havia uma única falha: ele não se importava com Rama a ponto de ofender Sita, a deusa da fortuna. Sita jamais se destina a ser desfrutada por algum ser vivo, mas a ser adorada por todos junto ao seu esposo, o Senhor Rama. Um homem materialista como Ravana não compreende essa verdade. Do contrário, quer tirar Sita da custódia de Rama, e em consequência sofre grandes misérias.
 
Os materialistas que estão em busca de poder, opulência e prosperidade material, podem tirar lições do Ramayana a fim de compreenderem que, a política de explorar a natureza do Senhor sem reconhecer a supremacia dEle, é a política de Ravana. E Ravana, por não ter reconhecido isso e ter desafiado o Senhor raptando sua esposa, foi morto, e toda a sua opulência e poder foram arruinados”.
 
Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada
Do livro: O Rei Avatara: Uma História de Heroísmo, Retidão e Amor.