As Glórias de Srila Gaura Kisora dasa Babaji Maharaja

As Glórias de Srila Bhakti Dayita Madhava Gosvami Maharaja
20 de novembro de 2018
Calendário Vaisnava – Dezembro de 2018
3 de dezembro de 2018

As Glórias de Srila Gaura Kisora dasa Babaji Maharaja

Dandavat Pranamas! Em 19 de novembro de 2018 é o dia do sagrado desaparecimento de Srila Gaura Kisora dasa Babaji Maharaja, a personificação da renúncia e o mestre espiritual de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura! A seguir, um trecho das glórias da vida deste grande santo. Jay Vaisnava Thakura!

Srila Gaura Kisora dasa Babaji Maharaja

ELE PREFERIA A LATRINA AO INVÉS DO CONVÍVIO COM PESSOAS MUNDANAS

Não podemos aderir ao estilo de vida renunciado e o bhajana elevado de Srila Gaura Kisora dasa Babaji Maharaja, mas ao menos, podemos aceitar e seguir quaisquer dos menores princípios por ele estabelecidos para nós e praticados em sua própria vida. Após fazermos progresso espiritual suficiente, seremos capazes de aceitar as coisas mais elevadas, mas não devemos desejar segui-las em nossa condição atual.

Quem pode seguir sua renúncia extrema? Como comer lodo do rio Yamuna e do Radha-kunda e permanecer completamente dependente de Bhagavan? Ele sentia que se vivesse em um templo, muitas pessoas viriam e perturbariam seu bhajana, assim, ao invés disso, morava em uma latrina. As pessoas vinham em busca de suas bênçãos com a intenção de obter algum benefício material, mas ele considerava o cheiro fétido da latrina preferível ao fedor das palavras dessas pessoas mundanas. Para nós, isso é impossível, até mesmo por um minuto. Portanto, um kanishtha-adhikari não conseguirá compreender facilmente a vida deste grande uttama-bhagavata Vaisnava. As coisas mais elevadas não estão acessíveis a nós, mas devemos aceitar de sua vida o que for favorável para o progresso no estágio de madhyama-adhikari (nível intermediário).

Enquanto não tivermos alcançado a misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu, Nityananda Prabhu e Navadvipa-dhama, não poderemos entrar em Vraja. Portanto, a maioria dos nossos acaryas anteriores que praticavam bhajana em Vrindavana, partiram de lá e foram para Navadvipa com o objetivo de conquistar prema, amor divino. Somente após submergirem-se no fluxo do Ganga do amor (prema) de Mahaprabhu em Navadvipa, eles retornaram para Vrindavana para a inundação do oceano de krishna-prema. Primeiro praticaram bhajana para Gauracandra, e, depois, o que alcançaram? O prema, amor puro, dos passatempos amorosos de Sri Radha e Krishna.

Assim, no início, Gaura Kisora dasa Babaji Maharaja praticou bhajana em Vrindavana, no Surya-kunda, Radha-kunda, Nandagrama, Varsana e muitos outros lugares, mas em seu coração surgiu um sentimento de que “o tipo de prema que desejo não está sendo alcançado aqui”. Ele estava praticando kirtana repleto de prema, exclamando “Radhe, Radhe! Onde você foi? Proteja minha vida porque morrerei sem você! Radhe, Radhe!”. Embora ele tenha gritado com vipralambha-bhava (sentimentos de separação) extremo, sentiu que seu anseio não estava totalmente satisfeito, então deixou Vrindavana e foi para Navadvipa. Lá, para evitar entrar em contato com pessoas mundanas, morava em uma latrina. Ele era um mahatma que nem sequer construiu uma cabana.

Se Gaura Kishora dasa Babaji não tivesse aparecido, então não haveria Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada. E se não houvesse Prabhupada, então o puro prema de Mahaprabhu não teria sido propagado em todo o mundo como é agora. Portanto, a grande personalidade original é o pai do pai do nosso pai, nosso bisavô, Gaura Kishora dasa Babaji. Hoje, com grande orgulho, declaramos que ele era o guru de nosso parama-guru, e é nossa suprema boa fortuna que ele tenha vindo a este mundo.

Por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

Todas as glórias a Srila Gaura Kisora dasa Babaji Maharaja!

Retirado do site Pure Bhakti