O Dia do Desaparecimento de Srila Vamana Gosvami Maharaja

Calendário Vaisnava – Novembro de 2018
9 de novembro de 2018
As Glórias de Srila Bhaktivedanta Trivikrama Gosvami Maharaja
11 de novembro de 2018

O Dia do Desaparecimento de Srila Vamana Gosvami Maharaja

Em 10 de novembro de 2018, é o dia do desaparecimento de Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami maharaja, irmão espiritual e amigo íntimo de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja. Por favor, aceitem a seguinte glorificação oferecida a ele, proferida no dia do seu desaparecimento, em 13 de novembro de 2007, em Govardhana, na Índia.

Durante o mês auspicioso de Kartika, Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja e os peregrinos celebraram o dia do desaparecimento de Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja e Srila Bhaktivedanta Trivikrama Gosvami Maharaja. Srila Trivikrama Maharaja partiu deste mundo em 2002, e Srila Vamana Maharaja partiu no mesmo dia, dois anos depois.

Os três pilares da Gaudiya Vedanta Samiti

 

Hoje vamos discutir sobre as gloriosas personalidades e caráter de Parama-pujyapada, Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja e Parama-pujyapada, Srila Bhaktivedanta Trivikrama Gosvami Maharaja, e os devotos oferecerão puspanjali (a oferenda de seus corações em forma de flor em glorificação) a seus pés de lótus.

De acordo com o grau do amor e afeição que se tenha por alguém, experimenta-se tamanha separação por tal pessoa. As gopis tinham muito carinho por Sri Krsna, e é por isso que sentiam tanta saudade quando Ele foi para Mathura. Nós lemos sobre os vários estágios do estado de separação deles no Srimad-Bhagavatam e em outras escrituras.

Da mesma forma, quanto mais alguém estiver ligado aos pés de lótus de Srila Gurudeva, mais separação sentirá em sua ausência. Vemos o exemplo mais elevado de tal estado na vida de Srila Ragunatha dasa Gosvami, que tinha tanto afeto em seu coração pelos seus siksa-gurus, Srila Rupa Gosvami e Srila Sanatana Gosvami. Qual era a condição de Srila Raghunatha das Gosvami quando seus passatempos tornaram-se imanifestos deste mundo? Ele viu Giriraja Govardhana como uma cobra, toda Vraja parecia vazia para ele, e se assemelhava a boca de um tigre muito feroz. Devido ao seu amor e afeição, foi assim que ele descreveu seu estado de separação de Srila Rupa e Sanatana Gosvamis.

De acordo com a afeição que você tem pelos pés de lótus de Gurudeva, você sentirá essa separação. Você deve compreender que o devoto que sente separação do seu Guru é muito elevado em Bhakti (devoção), e logo alcançará os pés de lótus de Sri Sri Radha e Krishna. Sem a misericórdia de Gurudeva, isso não é possível.

Permaneci mais de sessenta anos com Pujyapada Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja e Pujyapada Srila Bhaktivedanta Trivikrama Maharaja. Nós tínhamos um relacionamento muito especial e estávamos conectados de muitas maneiras diferentes. Eu tive a oportunidade em primeira mão de observar seu guru-seva. Eu vi diretamente como Srila Vamana Maharaja estava sempre preparado para dar sua vida por seu Gurudeva, e entendi porque meu Gurudeva costumava se sentir em débito com Srila Vamana Maharaja pelo seu serviço. Quando a mão de Srila Vamana Maharaja foi imprensada na impressora, Srila Guru Maharaja chorou, e viajou com Srila Vamana Maharaja para o hospital em Calcutá. Quando você vê Sri Guru chorando por seu discípulo, você pode perceber que sua afeição por esse discípulo é muito profunda.

Eu via que, quando havia um trabalho que envolvia muita responsabilidade, meu Gurudeva não dava esse trabalho para mim ou para Srila Vamana Maharaja, mas para Srila Trivikrama Maharaja, e ele não aceitava isso facilmente. Ele argumentava e fazia perguntas, e só então ele aceitava esse trabalho e o desempenhava.

Srila Gurudeva (Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja) sempre viu Srila Vamana Maharaja como seu filho pequeno, porque ele tinha vindo para a Matha em sua tenra idade, como uma criança muito pequena. Mas Srila Vamana Maharaja era especialista em executar todos os tipos de serviços. Do seu exemplo, devemos todos nos inspirar muito em como ele serviu incansavelmente e sempre dava satisfação ao seu mestre espiritual e aos Vaisnavas. Srila Gurudeva (Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja) confiava os serviços de maior responsabilidade ​​a Srila Trivikrama Maharaja, não porque Srila Vamana Maharaja não era qualificado, mas porque Gurudeva dava essa oportunidade a Srila Trivikrama Maharaja, que se juntou à Matha quando tinha apenas vinte e poucos anos.

Eu observava o caráter de Srila Vamana Maharaja, e via como ele servia Srila Gurudeva. Não havia nada que ele não fizesse. Se alguém deseja desenvolver a habilidade de praticar bhajana (prática espiritual em absorção no Senhor) e serviço a Sri Guru, deve aprender com a vida de Srila Vamana Maharaja. A menos que alguém tenha uma fé tão firme em seu Guru, não poderá realizar bhajana.

Onde quer que Srila Gurudeva fosse pregar, eu o acompanhava com Srila Trivikrama Maharaja e Srila Vamana Maharaja. Por sessenta anos eu tive a sorte de residir com Srila Vamana Maharaja. Quantos dias vocês (aos discípulos e seguidores de Srila Vamana Maharaja presentes na audiência) permaneceram com ele? Vocês estiveram com ele apenas por alguns anos e a uma grande distância. Eu vivi com ele como amigo, e nossas vidas estavam tão intimamente conectadas que éramos como dois corpos em uma só alma. Eu via algumas características da personalidade de Gurudeva em Srila Vamana Maharaja, e foi ele quem me ajudou a escrever a biografia de Gurudeva.

Antes de conhecer meu Guru Maharaja, nunca havia sido o segundo lugar em uma corrida. Eu era um atleta muito bom, e Srila Vamana Maharaja costumava andar bem rápido, mas quando Srila Guru Maharaja caminhava enquanto visitava vários templos, nós dois permanecíamos atrás dele. Não conseguíamos acompanhá-lo porque ele andava muito depressa!

Estando com Guru Maharaja, Srila Vamana Maharaja e eu costumávamos trabalhar na cozinha e nos dedicávamos a muitos outros serviços. Nesse período, costumávamos limpar as panelas e também escrevíamos às vezes. Trabalhávamos na editora, publicando os livros de Guru Maharaja, e também viajamos com Guru Maharaja quando ele ia pregar em vários lugares. Nós éramos muito envolvidos com seu serviço.

Eu aprendi muito com ambos, Srila Trivikrama Maharaja e Srila Vamana Maharaja. Eles são meus siksa-gurus (mestre instrutor). O que posso dizer sobre suas personalidades gloriosas? Eu estarei para sempre em dívida com eles, e nunca poderei pagá-los por isso.

Todas as glórias a Srila Vamana Gosvami Maharaja!
Todas as glórias a Srila Trivikrama Gosvami Maharaja!

Por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
Retirado do site Pure Bhakti