Radha-Kunda, Kusuma-sarovara e Uddhava-kunda

As Glórias de Srila Bhaktivedanta Trivikrama Gosvami Maharaja
11 de novembro de 2018
Carana-pahadi, Caverna de Vyomasura, Bhojana-thali e Vrinda-devi
15 de novembro de 2018

Radha-Kunda, Kusuma-sarovara e Uddhava-kunda

Dandavat Pranamas! Em 09 de novembro de 2018, o Vraja-mandala Parikrama visitou belos locais em Govardhana:

9- radha kunda

Radha-Kunda

 

Radha-kunda

Vrajavasi em oração no Radha-Kunda.

Vrajavasi em oração no Radha-Kunda.

O Padma Purana afirma:

Dentre todas as gopis, Srimati Radhika é a prana-vallabha de Sri Krsna, a mais amada de Sua vida. Similarmente, o querido kunda de Radha e também muito amado por Ele!

O Varaha Purana declara: “Oh Sri Radha-kunda, Oh Syama-Kunda, vocês destroem todos os pecados e concedem liberação em forma de prema, amor puro! Eu me prostro a vocês repetidas vezes!” Os diferentes Puranas (escrituras) são repletos de inúmeras descrições das glórias desses kundas. No Vraja-vilasa-stava 53, Srila Raghunatha dasa Gosvami ora: “Sri Govardhana é a arena da rasa nectarea (doçuras transcendentais) onde são realizados os passatempos amorosos mais confidenciais do Casal Divino.

Por esses e outros locais estarem situados em Vrindavana, ela se tornou supremamente atraente. Que dizer de outros locais de passatempos da Vraja-Mandala, eles não se comparam a mera sombra de uma partícula das glórias do Sri Radha-kunda. Eu me abrigo neste Radha-Kunda, que é mais querido a Sri Mukunda (Krsna) do que Sua própria vida!

No Sri Radha-kunda, o Casal divino Sri Radha e Krsna, realizam Seus passatempos do meio-dia e desfrutam livremente de uma variedade de passatempos amorosos sem nenhuma obstrução. Isto não é possível em nenhum outro lugar. Portanto, o Radha-kunda é considerado ser o local mais elevado.

 

Kusuma-sarovara

Kusuma sarovara

Kusuma-sarovara está à direita do caminho do Parikrama, cerca de uma milha e meia do Sri Radha-Kunda. Uma floresta de flores kusuma existia aqui, com muitas variedades de árvores, trepadeiras, e flores como beli, cameli, julhi, yuthi, mallika e campaka. Srimati Radhika costumava vir aqui sob o pretexto de coletar flores com Suas amigas, mas Sua real intenção era encontrar o rasika Sri Krsna, com quem Ela tinha brigas amorosas e trocas jocosas cheias de rasa!

O seguinte passatempo ocorreu aqui: Certa manhã, Srimati Radhika e Suas sakhis vieram para às margens do Kusuma-sarovara colher beli, cameli, julhi, yuthi, mallika, campaka e outras flores que desabrochavam aqui. Srimati Radhika viu uma árvore com um galho cheio de flores. Sabendo que Ela estava vindo ao Kusuma- Sarovara para colher flores, o brincalhão Krsna subiu na árvore. Usando todo Seu peso, Ele empurrou o galho para baixo e permaneceu escondido na folhagem para que Srimati Radhika não pudesse vê-lo.

Radhika então pulou nesse galho com uma mão, e estava absorta em colher flores com a outra, quando repentinamente Krsna retirou-se e foi para outro galho. O galho foi suspenso erguendo Radhika, que gritou por ajuda! Sri Krsna pulou da árvore e pegou Srimatiji pelos braços. As sakhis começaram a gargalhar alto e bater palmas, mas Srimati Radhika se soltou do abraço de Sri Krsna e O repreendeu duramente.

Uddhava-kunda

Uddhava-kuṇḍa

Após o desaparecimento de Śrī Kṛṣṇa, Suas rainhas de Dvārakā ficaram muito afitas pela tristeza. Uma vez, Vajranābha veio aqui com elas, e todos fizeram um grande saṅkīrtana (canto congregacional). Naquele grande saṅkīrtana, todos os associados de Kṛṣṇa começaram a aparecer um por um. Os associados de Dvāraka cantaram e dançaram, e Arjuna começou a dançar e a tocar mṛdaṅga. De repente, aquela alma exaltada, Śrī Uddhava emergiu da grama e dos arbustos, e também ficou imerso em dançar naquele mahā-saṅkīrtana. Como poderia Kṛṣṇa não ir até lá? Finalmente, Ele também apareceu naquele mahā-saṅkīrtana-rāsa, junto com Śrīmatī Rādhikā e as outras sakhīs e, depois de algum tempo, desapareceu novamente. Desta forma, Uddhava pacificou as rainhas neste local.

Todas as glórias a Vrindavana dhama! Todas as glórias a Govardhana dhama!

Por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
Do livro: Sri Vraja-Mandala Parikrama

Syama-Kunda

Syama-Kunda