Aparecimento de Lochan Das Thakura

Viraha-Bhajana: Quem Sentirá Separação de Gurudeva?
7 de janeiro de 2021

Aparecimento de Lochan Das Thakura

Aceitem nossas mais humildes reverências! Hoje 13 de janeiro 2021 celebramos o divino aparecimento de Lochan Das Thakura, exaltado santo, que escreveu uma das biografias autorizadas sobre a vida do vulcão dourado do amor divino, Sri Caitanya Mahaprabhu! Oferecemos um trecho de sua biografia escrita por Srila Bhakti BallabhaTirtha Maharaj. Jay Sri Lochan Das Thakura Ki Jay!

Narahari Sarkar Thakura, famoso associado de Mahaprabhu vindo de Srikhanda, gostava muito de Lochan Das e deu a ele iniciação. Lochan Das repleto de felicidade foi residir com seu guru em Srikhanda. Seu guru o ensinou a arte do kirtan (cantar, glorificar e pregar as glórias de Deus) e mais tarde o ordenou a escrever a biografia divina de Mahaprabhu (manifestação mais recente de krishna ocorrida há 535 anos atrás). Lochan Das tomou de forma séria aquela instrução de seu mestre e escreveu o Caitanya-mangala, baseado no Caitanya-carita de Murari Gupta.

A palavra mangala significa auspícios e esse título  reflete o fato de que escutar sobres os divinos passatempos do Senhor Chaitanya é a atividade mais auspiciosa para todos os seres humanos. A Biografia de Vrindavana Das Thakura sobre o Senhor Chaitanya foi inicialmente chamada de Caitanya-mangala e apenas mais tarde teve seu nome mudado para Chaitanya Bhagavata.

No Caitanya-mangala, Lochan Das descreveu seu guru como um querido associado de Mahaprabhu. Ele não escreveu muito sobre as glórias de Nityananda. Temeroso em ter cometido alguma ofensa por ter negligenciado Nityananda Prabhu, ele mais tarde escreveu canções devocionais o glorificando. Algumas destas canções: Nitai Mora Jivana-dana, Akrodha Paramananda, Nitai Guna mani,

Lochan Das finalizou seus passatempos nesse mundo no ando de 1589.

Fonte: Sri Chaitanya: His Life and Associates, Swami B.B. Thirtha, Mandala publishing